Sem classificação

Mente cheia? Saiba como organizar os pensamentos.

Sua mente está cheia, caótica. Você acordou hoje e a cabeça já está a mil por hora. Se você é mãe então, piorou. Como dar conta de tudo, não é mesmo? Como enfim organizar os pensamentos?

Pensando na escolinha: preparar lanche, frutas e salgados para o dia. Preparar a mochila: troca de roupa, de frio e de calor porque nesse tempo louco não dá pra bobear. Toalhinha para o lanche, toalhinha para a necessaire, escova de dente e pasta. Toalha e lençol (vai que dorme, vai que faz as necessidades na roupa e precisa de um banho…)

Já coloca a roupa pra bater na máquina pra só estender a hora que voltar, senão não tem calcinha pra usar amanhã. Tem que passar no supermercado pra comprar banana e a mistura do jantar. A noite já deixa preparada a mochila da natação pra sair amanhã cedo com tudo pronto.

Ahhh, não esquece de ver os recados da escola, fazer a lição, levar sucata pra algum trabalho, ler uma historinha que ajude a criança a lidar com as suas emoções, dar banho, janta, brincar.

E o resto? Levar a roupa na lavanderia para passar pro marido poder ter camisa social pra trabalhar na semana. Pegar a homeopatia na farmácia… E o trabalho? Ir na casa do cliente, fazer a divulgação do trabalho, gerar conteúdo, tirar fotos. Ter um tempinho pra você, meditar, tomar banho, fazer um exercício.

Muita coisa? Qual a solução para a mente cheia?

Primeiro, escolha fazer menos.

Algumas coisas dá para excluir, outras coisas não, priorize.

Não tem segredo, para ter mais tempo, precisamos ter menos o que fazer. Nisso o minimalismo ajuda muito, pois quanto menos coisas você tem dentro de casa, menos coisas você tem que cuidar, limpar, lavar, organizar, guardar. Por isso esse estilo de vida tem trazido mais paz e leveza para as pessoas, pois tira o excesso de coisas e tarefas inúteis.

Segundo: Programe a semana.

Tente no domingo a noite, escrever as principais coisas que você irá fazer na semana. Compra de mantimentos e qual o melhor dia, Tarefas da casa e qual o melhor dia para cada uma. Tente espalhar pela semana, pensando em rota logística. rs… se for na farmácia e a farmácia é perto do supermercado, já faz as duas coisas em sequencia. Passe na lavanderia à caminho do trabalho. Tenta montar a semana de uma maneira que você não tenha que ficar indo e voltando para casa o tempo todo. Isso só funciona se você esquematizar tudo com antecedência.

Terceiro: ESCREVA.

Essa é a dica de ouro. A hora que você escreve item por item, espalhado pela semana, não fica tão pesado. Sai da sua cabeça e vai pro papel. A preocupação do “tenho que” vai embora, pois é só olhar e está lá. Vai fazendo uma coisa por vez. A sensação de escrever o que precisa ser feito, e depois RISCAR, não tem preço. Parece que a mente cheia esvazia a cada riscada no caderno.

A escrita é a limpeza da mente. Assim como o banho limpa o corpo e te prepara para o dia a frente, a escrita limpa a mente. Tente. Todo dia pela manhã ou no dia anterior a noite, escrever o que precisa ser feito. E na medida do possível, escreva os itens da semana, depois é só adicionar ou remover o que precisar.

Espero que tenha gostado das dicas. Te vejo na próxima! Bjosss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *