minimalismo e saúde
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Minimalismo e Saúde: O primeiro dos valores minimalistas


Minimalismo e Saúde

Saúde física é o primeiro tema do livro dos minimalistas (“Minimalism: Live a meaningful life”). O livro vai além do minimalismo relacionado à bens materiais. A ideia do livro é falar sobre como o minimalismo, aplicado à sua vida, pode transformá-la para que você encontre propósito e viva deliberadamente. (mais informações sobre o minimalismo aqui)

Minimalismo é remover o excesso para dar lugar àquilo que realmente importa. Sua saúde importa? Hoje alguns valores estão invertidos. Muitas pessoas não querem gastar dinheiro com alimentos orgânicos ou com saúde bem-estar, mas gastam muito dinheiro com bens materiais que logo quebram.

O Livro

O primeiro capítulo do livro fala sobre como os dois autores, Joshua Fields Milburn e Ryan Nicodemus se tornaram minimalistas. Quais as escolhas eles tiveram que fazer e o que significa para eles ter uma vida com propósito. Decidiram que existem 5 valores essenciais para uma vida plena. São eles: saúde, relacionamentos, paixões, desenvolvimento pessoal e contribuição. Nesse post falaremos sobre o primeiro dos 5 valores: a Saúde.

Saúde

Eles começam o capítulo dizendo que a saúde é o valor mais importante dentre os cinco. Caso você não acredite eles dizem: imagina que você ganhou na loteria, encontrou o amor da sua vida, quitou todas as suas dívidas, comprou sua casa de praia. Não precisará trabalhar nem mais um dia. Agora imagina que amanhã vocês sinta uma forte dor no peito. Ao ir ao médico ele traz o diagnóstico e diz que você tem apenas 1 mês de vida. Sem saúde não conseguimos aproveitar nem as coisas mais simples da vida.

Eles entendem que saúde vai além de saúde física e que precisamos considerar a saúde emocional também, mas neste livro eles focaram apenas na saúde física. Durante esse capítulo eles fazem um guia básico de hábitos saudáveis.

(abaixo são ideias extraídas do livro por livre tradução e de maneira resumida, não sou eu falando rs)

O que evitar

  • Alimentos Processados: A comida deverá ser o mais próximo do original possível para que seja nutritiva e que não tenha químicas desnecessárias, conservantes e etc.
  • Açúcar: Todas as variedades de açúcar refinado.

Reduzir drasticamente

  • Glúten, pães e massas: muitas pessoas são alérgicas ao glúten sem que ao menos saibam. ÀCom relação às massas e pães, são carboidratos desnecessários à sua dieta e que, transformados em açúcar, contribuem para ganho de peso.
  • Qualquer bebida que não seja água: nenhuma hidrata ou contribui de maneira positiva para sua dieta.
  • Laticínios: Não é necessário ser vegan para ter uma vida saudável, mas por que nós somos os únicos animais que consomem leite de outro animal? Vocês acham que o nosso sistema digestivo foi feito para digerir o leite da vaca? Você poderia tentar remover laticínios da sua dieta por 10 dias e notar a diferença?
  • Carne: Tema controverso. Ambos os autores pararam de comer carne como um experimento e não voltaram, pois descobriram resultados fantásticos. A única carne que voltaram a comer foi peixe. Eles sugerem que você faça um teste para saber qual a melhor dieta para você dentre as mencionadas abaixo:

Dietas saudáveis

  • Vegetarianismo: Não comem nenhum tipo de carne, mas se alimentam de ovos e derivados de leite.
  • Veganismo: Não comem nenhum tipo de carne, nem ovos e nem laticínios
  • Pescetarianismo: Esse é aquele “vegetariano que come peixe”. Não é vegetariano hehehe.
  • Paleo (paleolítica): Essa é uma dieta que remonta o tipo de comida que as pessoas comiam antes de existir agricultura. A lá homemdas cavernas. Nesse caso não há absolutamente nada processado, há carne, frutas, legumes, verduras. Tudo o mais natural possível.
  • Jejum Intermitente: Alterna períodos de jejum com períodos de alimentação.

Informações adicionais sobre vegetarianos e veganos

Com relação ao vegetarianismo eu acredito que eles comentam um equívoco, pois eles colocam que são aqueles que não comem nenhum tipo de carne, mas ainda consomem derivados de leite e ovos. Esse é realmente o senso comum, mas existe uma denominação melhor para isso: “ovolactovegetariano”. Depois desse tipo existe também os “lactovegetarianos”, que são aqueles que já não consomem mais ovos mas ainda consomem os derivados de leite. Por fim os vegetarianos, ou vegetarianos estritos, seriam aqueles que não consomem nenhum tipo de carne e também não consomem derivados de leite e ovos.

Existe uma diferença entre eles e os veganos. Esses últimos além de não comerem nada desses itens anteriormente mencionados, tem um estilo de vida voltado para preservação da natureza e respeito para com os animais. Sendo assim também envolve a parte de não comprar nenhum item de couro, produtos testados em animais, ir a parques ou circos. Resumindo, tem todo um comportamento que acompanha a dieta. É um estilo de vida.

(Mais informações no site: Vista-se)

Sugestão dos Minimalistas para a sua saúde

Eles sugerem que você experimente a dieta que você se interessar mais por  um período de 10 dias, pois já verá resultados e terá mais determinação para continuar. Essa mudança de reeducação alimentar será permanente e deve ser adequada ao seu estilo de vida.

Além da alimentação eles mencionam o uso de drogas, medicamentos e químicos. Drogas, álcool e cigarro são completamente desnecessários e não agregam em absolutamente nada. Remédio: alguns podem salvar vidas e temos que pensar com cuidado e tomar uma decisão junto com o médico. A grande maioria dos problemas dos tempos atuais (ansiedade, estresse) podem ser resolvidos ou melhorados com uma boa alimentação e exercícios físicos. Joshua explica sua rotina de exercícios diários que duram 18 minutos e que podem ser feitos dentro e fora de casa, e até mesmo na chuva.

Alimentação saudável, exercícios e uma boa noite de sono para manter a saúde ! Eu adicionaria a meditação, mas acho que tem mais a ver com a parte emocional do que física. Pensando bem é uma maravilha para uma boa noite de sono e também relaxa o corpo, portanto eu contaria para os dois tipos de saúde. 😀

Os “musts” do Minimalismo para a saúde

Você deve ter uma dieta saudável e nutritiva

Você deve se exercitar regularmente

Você deve eliminar substâncias que fazem mal a saúde

Você deve tratar o seu corpo como se fosse o seu bem mais precioso, pois ele É o seu bem mais precioso

E você? O que você deve fazer para experienciar uma vida melhor e mais saudável ?

Lembrem-se: Minimalismo é sobre tirar o excesso para dar lugar àquilo que realmente importa.

Para visitar o site dos Minimalistas clique aqui

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